Participar de uma entrevista de emprego pode ser um momento de muita ansiedade, expectativa e até preocupação. E quando a entrevista de emprego é realizada em inglês, essa ansiedade pode triplicar. Como falar inglês em uma situação de muita ansiedade sem errar?

A melhor maneira de se manter calmo e responder todas as perguntas de maneira tranquila e assertiva, é se mantendo atualizado com um bom inglês. Além disso, vale a pena ter em mente algumas das perguntas mais comuns nessas situações. Com isso em mente, separamos algumas das perguntas mais comuns de serem feitas ao entrevistado durante uma entrevista de emprego em inglês.

Leia até o final para conhecer todas elas e garantir uma boa resposta na ponta da língua!

 

Tell me about yourself – Fale sobre você

Essa costuma ser a primeira fase da entrevista, antes de mais nada, o entrevistador pede para o candidato falar um pouco mais sobre ele, de uma maneira geral. Nessa etapa não é necessário falar muitos detalhes específicos sobre a sua vida pessoal, foque nas suas experiências de vida que te levaram até esse momento.

Se apresente com o seu nome, sua idade e sua formação. Em seguida conte um pouco sobre onde mora e um pouco sobre suas áreas de interesse. Uma dica legal é falar algumas características suas que podem ser úteis em sua vida profissional como, por exemplo: “I’m a very organized person”. Assim você mostra que é uma boa escolha para a vaga, enquanto ainda fala mais um pouco sobre si mesmo.

Tell me about your education background – Conte-me da sua educação

Em seguida, o entrevistador poderá pedir para conhecer um pouco mais sobre sua educação. Esse é o momento ideal para falar mais detalhadamente sobre seus estudos na faculdade, demais cursos e outros momentos de aprendizado que você acumulou ao longo dos anos.

 

Vá além e explore as razões pelas quais escolheu estudar determinado assunto. Comece com “I chose this master because” e termine com os motivos que te fizerem investir na seguinte área específica para a sua carreira profissional.

 

Now, tell me about your professional experience – Agora, fale sobre suas experiências profissionais

Falar sobre as suas experiências profissionais vai ajudar o entrevistador a entender sua habilidades, por isso, além de falar onde e por quanto tempo trabalhou, lembre-se de citar as suas responsabilidades e funções em cada cargo.

Além disso, ter familiaridade com o vocabulário específico da sua área ajuda a montar sua imagem profissional. Se você estiver sendo entrevistada para uma cargo na área de marketing, por exemplo, expressões como analyzing market intelligence data e customer service development são usadas entre os profissionais dessa área.

Com isso em mente, vale a pena dar uma pesquisa nas expressões da língua inglesa mais usadas em sua área e usá-las durante sua entrevista.

Why do you think you’re suited for this position? – Porque você acha que é adequado para essa posição?

Ao responder essa pergunta, tenha em mente as suas habilidades e diferenciais que você acha que mais se adéqua às exigências da vaga. Comece com “I would fit in well because” e dê destaques para essas características.

Outra expressão útil de como falar inglês em uma entrevista de trabalho é “one skill I have that would be useful is”, citando uma habilidade que você tem e julga essencial para o cargo e questão. Lembre-se, aqui você precisa apresentar razões porque você combina com a empresa e porque ela se beneficiaria com você.

Give an example of a situation in which you did something really good at work – Dê um exemplo de uma situação na qual você realizou algo muito satisfatório em seu trabalho

Para essa pergunta é sempre bom ter uma resposta na ponta da língua! Durante nossas dicas de como aprender inglês para uma entrevista de trabalho, você deve ter percebido que algumas expressões são boas maneiras de começar uma frase de resposta para cada pergunta certo?

Nessa situação, quanto mais original a sua resposta, melhor! Por isso, tenha em mente previamente um momento em suas experiências anteriores de trabalho que você mais se orgulha. Pense em uma maneira simples de explicar, sempre exaltando suas habilidades durante o processo.

Afinal de contas, os entrevistadores gostam de saber como aplicamos nossas qualidades em situações específicas no ambiente de trabalho.

 

Why should we hire you? – Porque devemos contratar você?

Muitas entrevistas de emprego costumam terminar com essa frase. Essa é uma pergunta que costuma alimentar a ansiedade. Mas um profissional bem preparado em inglês vai dar a resposta certa e conquistar a vaga!

A melhor maneira de formular uma resposta nesse momento é lembrar de associar os requisitos da vaga às suas características profissionais. Aproveite para se valorizar e passar a ideia de que contratar você é uma ótima oportunidade para a empresa!

Mantenha seu inglês atualizado para saber como falar inglês em uma entrevista de trabalho

Sem dúvida, a parte mais importante da preparação para qualquer entrevista de emprego é a prática! Conhecer quais são as perguntas mais comuns em uma entrevista de emprego em inglês também será muito útil para te ajudar na preparação de como falar inglês nesse momento.

Dessa maneira você consegue se antecipar para poder responder todas as perguntas com mais confiança, garantindo um ótimo desempenho em qualquer entrevista. Além disso, garantir um inglês impecável, claro, vai ser essencial para impressionar o entrevistador e aumentar suas chances de conseguir a vaga desejada.

Quer garantir um inglês fluente para falar com confiança em qualquer situação? Clique aqui e conheça o método de ensino da Inglês Easy.